quarta-feira, 6 de abril de 2016

Conhecendo o esporte Combate Medieval

                  Conhecendo o esporte Combate Medieval 

Triatlon masculino, Copa Gripo 2016.

  • O que é:
    Baseado em torneios da Idade Média, praticantes do esporte utilizam armas e armaduras históricas para lutar em competições que já ocorrem em todo o mundo. A modalidade é regulamentada por federações internacionais, como a HMBIA e IMCF, que definem as regras, técnicas válidas e normas de segurança dos equipamentos.
21 vs 21, Battle of the Nations 


  • Como funciona:

     Os participantes devem fazer parte de um clube ou associação para participar de qualquer torneio. Em geral, o clube irá ajudar no treinamento, trabalhando primeiro com técnicas e exercícios, antes que o interessado vá realmente colocar uma armadura. As armas não têm corte (fio), mas ainda assim requerem treinamento, tanto para aprender as técnicas mais eficazes, como também para evitar que o praticante desenvolva vícios ou que se lesione. As armaduras são feitas sob medida, embora seja comum que o novo lutador acabe utilizando as peças disponíveis, até poder ter seu próprio equipamento.


  • Quais as modalidades:
     Bohurt (luta em grupo)
     Neste sistema de combate, os lutadores perdem quando vão ao chão (seja por arremesso, queda ou por desistência), vence o time que tiver ao menos um lutador de pé. Essa modalidade foi uma grande mudança nos sistemas utilizados até então, tornando o esporte muito mais atrativo para o público, já que é mais fácil a compreensão, mesmo para aqueles que nunca tiveram contato com a atividade.
Lutador aplica golpe para derrubar o adversário

O número de lutadores varia, podendo começar com pequenos grupos de 3 vs 3, até 21 vs 21. A 5 vs 5 é mais praticada atualmente. As partidas costumam ser feitas em três rounds, ou seja, ganha o lado que contabilizar primeiro duas vitórias. Como esta modalidade tem espaço para perfis de praticantes bem diferentes (seja em peso, altura ou experiência) faz grande sucesso nos clubes justamente por ser uma atividade onde o trabalho em grupo é muito importante.
3 vs 3 feminino, Copa Grifo 2016
5 vs 5, Battle of the Nations

O perfil da equipe é algo pessoal, mas alguns tipos de lutadores são mais visíveis ao público:

  • Tanque: lutador(a) de maior peso e/ou armadura mais resistente, fica na linha de frente, enfrentando os adversários mais difíceis para proteger seus companheiros. 
  • Charger: lutador(a) ágil, costuma se movimentar pelo campo rapidamente, procurando brechas nas formações adversárias, buscando lutadores distraídos ou alvos específicos. 
  • Alabardeiro: normalmente utiliza armas de duas mãos, que causam maior dano às armaduras adversárias, por isso, costuma ser muito perseguido em campo de batalha. Quando utilizado em boa estratégia, pode virar o jogo a favor do time.
     Um juiz principal (Knight Marshall) e 4 árbitros auxiliares ficam em campo para garantir que os times sigam as normas. Em caso de falta, o lutador recebe uma bandeira amarela no elmo, devendo se abaixar até o final da luta. Assim como em outros esportes, existe o cartão amarelo e o cartão vermelho, com funcionamento muito similar ao do futebol. Estes cartões ficam com o juiz principal, que também pode expulsar o lutador em caso de comportamento antiesportivo.

Triatlon/Duelos (individual)
  Pela HMBIA, o individual possui o triátlon, uma modalidade onde os lutadores se enfrentam utilizando, respectivamente,  espada de duas mãos, espada e broquel e espada e escudo. O Triatlon requer versatilidade e um treinamento intenso por parte do praticante, pois é importante ter habilidade nos três conjuntos, ou irá lutar em desvantagem.
Os duelos são uma competição onde se luta com apenas um tipo de equipamento. Tanto IMCF como HMBIA possuem o torneio de alabardas (armas longas, perto dos dois metros, com cabeça em forma de machado, geralmente), mas apenas IMCF possui torneio de espada longa e espada/escudo atualmente.
Um juiz principal (Knight Marshall) e 4 árbitros auxiliares ficam em campo para garantir que os times sigam as normas. Assim como em outros esportes, existe o cartão amarelo e o cartão vermelho, com funcionamento muito similar ao do futebol. A vitória normalmente é decidida no sistema de ponto corrido (quem acertar mais vezes a armadura do adversário ganha).
Uma curiosidade sobre esta modalidade é que um lutador solitário não pode participar da competição senão for filiado a nenhum clube ou associação. Esta norma é ditada pelas duas maiores associações internacionais (HMBIA e IMCF), sendo seguida pelos seus representantes e afiliados. É um esporte que pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres.
Esta modalidade já possui alguns lutadores(as) com grande qualidade técnica e com reconhecimento internacional.

Onde treinar:
    Com a participação em vários eventos internacionais, a academia SCAM possui equipes em Florianópolis e em Itajaí (SC), onde os interessados podem praticar o Combate Medieval.  O grupo possui armaduras completas, armas e outros equipamentos que cumprem as regras exigidas pelas federações internacionais. O(a) interessado(a) poderá conhecer este esporte de forma segura, em um ambiente onde o respeito e a cortesia são partes essenciais do dia a dia.

    Gostou do artigo? Ainda é um versão simplificada. Caso tenha sugestões ou dúvidas basta entrar em contato: lutasmedievais@hotmail.com

Sobre o autor
Anderson Tsukiyama é formado em história pela UFSC, tem boa habilidade com o arco longo, sabe usar e forjar espadas e se pudesse, usaria armadura no lugar de terno nas convenções sociais. Tenta entender este mundo em constante mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário