segunda-feira, 4 de abril de 2016

2º Sul-americano de Combate Medieval (copa Grifo), em Buenos Aires, Argentina.

Postagem sobre nossa viagem à Argentina

Lutador Machado do SCAM, enfrenta membro do clube YMR, no tritlon masculino
SCAM participa pela segunda vez de Sul-americano de Combate Medieval

Mirian, no triatlon feminino, enfrentando Maru de Pecari 
   O SCAM pôde mais uma vez participar, a convite do grupo Valherjes, da Argentina, da copa Grifo, que reuniu várias equipes de combate medieval.

Grupo Valherjes, anfitrião do torneio
   Para quem não conhece, a modalidade Combate Medieval, também conhecida como HMB (batalhas históricas medievais), é um esporte baseado em torneios de cavaleiros medievais, onde os participantes utilizam armaduras e armas históricas (sem corte, por segurança). 

Lutador Machado enfrentando Ruan, capitão de CECM
no Triatlon masculino
   Existem o bohurt (uma modalidade coletiva, que pode envolver equipes que variam de 3, 5 até 21 membros) e o triatlon, no individual, onde o(a) lutador(a) deve lutar com três armas diferentes. Em breve, faremos um post explicando cada modalidade.

No Bohurt vários lutadores se enfrentam ao mesmo tempo

Alegria e humildade,
o perfil desta lutadora
   Foi com certeza uma grande experiência, onde pudemos interagir com grupos com anos de experiência (incluindo participações no mundial, uma vez que vários lutadores que enfrentamos fazem parte da seleção nacional argentina). Além de experiências, conseguimos trazer algumas medalhas. Mirian, praticante a menos de dois anos no SCAM, conseguiu em sua primeira participação no sulamericano, o Segundo lugar no Bohurt feminino e o Terceiro lugar no triatlon individual.


   Agradecemos muito a gentileza e a ajuda com o transporte de praticamente 200 kg de armas, armaduras e equipamentos para o torneio, que os membros de Valherjes nos forneceram, pois no dia em que chegamos, o presidente Obama (EUA), visitava Buenos Aires e literalmente foi um caos sair do centro e chegar até o local do evento. Aleho e Nádia foram muito prestativos (e ainda lutaram com armadura nos outros dias). Ao capitão Marco Vilani pela gentileza e atenção com os membros do SCAM, a Pepe e Martina pela ajuda constante (inclusive na volta), pois estar em outro país nunca é fácil e a barreira da língua sempre é uma preocupação.

   O evento e os membros dos outros clubes, grupos e estandes foram extremamente atenciosos também. Foi um ambiente tão positivo que já nos faz sentir saudades. Lógico que havia ainda a preocupação por ser um torneio, onde logicamente cada equipe ou coalizão preparava a sua estratégia, mas é muito bom ver que um clima de camaradagem se formou mesmo assim. A Argentina possui hoje cerca de 16 clubes de combate medieval, além de ter participado do mundial cerca de 3 vezes, é o país com a melhor organização da modalidade na América Latina.

Equipe do SCAM, no sulamericano
    O esporte tem muitas possibilidades de crescimento aqui no Brasil também, com grupos em Mg, Brasília, SP e SC (talvez outros lugares que não saibamos). Com o primeiro torneio da modalidade acontecendo ainda este ano em MG, (o torneio Anno Domini)

   Quer saber mais sobre o SCAM e o Combate Medieval? Acompanhe nossa página no facebook:  S.C.A.M
(www.facebook.com/combatemedievalhistorico)

   Temos treinos em Florianópolis e Itajaí. Novos membros sempre são bem vindos!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário