Modalidades


No início do treinamento, não é necessário comprar equipamento, pois ele é fornecido pelo SCAM. Recomendamos apenas uma calça confortável e um tênis que não derrape na grama.

Nossos estudos envolvem a técnica e o uso de espadas, escudos, lanças, polearms, arcos e crossbows. O equipamento transita do acolchoado ao mais histórico, dependendo da experiência do praticante.

Os treinos básicos incluem técnicas com espada longa, espada e escudo, lança, crossbow e arco. É enfatizado sempre os preceitos do SCAM (honra e cortesia), regras e normas de segurança. Há também técnicas de formação e exercícios diversos para melhorar a aptidão física. Para os que escolhem o caminho do arco, lhes é ensinado a fabricar suas próprias flechas. Para poder ter um treino mais avançado é necessário que o praticante faça o primeiro exame.

Os treinos intermediários servem como uma introdução ao uso de armaduras e técnicas mais complexas. Aprende-se a manutenção básica do equipamento, a fabricação do equipamento acolchoado e o estudo de modos de pesquisa e busca de informações.

Os treinos avançados incluem, além do uso de armaduras, técnicas específicas para este tipo de combate (como treinamento corpo a corpo e o uso espadas de metal). Treino com as polearmas e espadas de UHMW. Nesta etapa, os arqueiros aprendem a fabricar de seu próprio arco e praticantes da infantaria aprendem a utilizar a forja e a construir suas armas, como o escudo por exemplo. O SCAM considera extremamente importante, para um estudo próximo do real, o treino e combate com armaduras.

Além do treino em sala, em campo, em áreas verdes, também efetuamos treinos variados como equitação ou trilhas em reservas florestais. Além de tornar o treino mais eclético, isto dá ao praticante uma melhor noção do ambiente em que vive, e também como seria o modo de vida dos cavaleiros medievais.


Porque treinar algo medieval nos nossos dias?


Manter o corpo e mente sã, praticar uma arte marcial, ao mesmo tempo em que se fabrica seu próprio arco ou espada – é algo que não se encontra em muitos lugares.
O treinamento pode ser puxado, mas com certeza é agradável e justo. Se um praticante sai sorrindo na foto, não é porque é uma brincadeira, mas sim porque gosta do que esta fazendo.


O grupo de pesquisa histórica e cultural SCAM também é uma academia medieval. Seus treinamentos envolvem treinar com as armas e armaduras utilizadas pelos guerreiros da idade média. O praticante também aprende, gradualmente, a montar o se próprio equipamento, além de aprender estilos e técnicas usadas pelos antigos cavaleiros medievais.


Arcos medievais

Define-se com um arco medieval, peças construídas seguindo o design, acabamento e tecnologia usada principalmente a cerca de 400 anos atrás (ou mais até). Ainda hoje, pode-se produzir excelentes arcos com estes princípios. Os arcos utilizados no treinamento, são fabricados pelo próprio SCAM, procurando obter confiabilidade, precisão e durabilidade.

Uma flecha voando sempre chama a atenção, se for um bom tiro, sempre motiva aplausos. Além disso, por serem fabricados artesanalmente, cada equipamento possui características próprias, sendo necessário vários anos para que um praticante consiga aprender o manuseio de todos os tipos de arcos que o grupo possui.

No tiro instintivo, busca-se muito mais uma harmonia com o ambiente, com o uso de um equipamento mais antigo. Procuramos nos aproximar do que seria o treinamento de um arqueiro medieval.

Também se treina em área apropriada, para garantir segurança e espaço para a concentração nesta prática.

Ao entrar, o praticante tem contato primeiro com arcos mais fáceis, indo depois aos maiores desafios para um arqueiro, como um arco longo inglês, ou um arco oriental. O treinamento envolve vários tipos de arcos e dezenas de tipos de flechas.



A espada medieval.

O treinamento com espadas sempre fascinou as pessoas. Manusear uma espada no entanto, requer, atenção, experiência e muito cuidado. Espadas medievais, ao contrário do mito popular, não são pedaços de ferro pesado, do tipo que uma pessoa normal não conseguiria levantar.

Ao contrário, muitas são verdadeiras obras primas, feitas para atacar aço de armaduras e perfurar cotas de malha. Ao mesmo tempo, são muito versáteis, sendo carregadas tanta em época de conflito, em campos de batalha, como também pela cidade, como um símbolo de poder.

Existem vários tipos de espadas, algumas são projetadas para cortar, outras para perfurar. Algumas feitas para duelos, outras para pesadas lutas contra armaduras. Elas mudam também conforme a estrutura física do praticante.

O treinamento da infantaria começa primeiro com espadas acolchoadas, treinando a técnica e musculatura para o manuseio de espadas mais históricas.

Importante: no treinamento de contato, NUNCA se usa espadas afiadas, estas ficam reservadas para demonstrações de corte.


Treinamento com armaduras

Para que o treinamento seja mais próximo do histórico, o SCAM possui várias armaduras para a prática. De forma gradual, começa-se primeiro com peças mais leves, até chegar a proteção completa. Elas também são projetadas para não sobrecarregar o corpo do praticante. A qualidade de nossas armaduras permite que praticantes de pesos diferentes treinem juntos com segurança.

As técnicas que envolvem contato físico, treinadas no SCAM, se mostram mais eficazes exatamente por terem sido projetadas para enfrentar um oponente armado e protegido com armaduras

Começando primeiro com espadas de madeira e uhmw; após conseguir experiência e treinamento adequado o praticante passa a treinar com espadas de metal.



Treinamentos na categoria leve


Tanto novatos quanto veteranos treinam com equipamento acolchoado. Pode-se focar em estudar o terreno, as estratégias usadas pelos exércitos antigos e as formações de batalha.

Na infantaria, se usam espadas acolchoadas, material de fácil manuseio, principalmente para quem não tem experiencia em manusear espadas de metal, que necessitam o uso conjunto de armaduras.

Na artilharia, as flechas e virotes recebem pontas acolchoadas para não machucar os praticantes. Elmos e proteções leves são ainda adicionadas para aumentar o nível de segurança.

Também é uma categoria de treino muito importante, em um país de clima tropical. Nos meses quentes, ela permite que os praticantes continuem treinando.

O treinos em Florianópolis acontecem na UFSC. Veja mais em onde treinar