segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Lutas Medievais.

     Saudações!


     Nos últimos anos, o SCAM tem crescido (com a ajuda dos seus esforçados participantes) e na medida em que temos ficado mais conhecidos, é importante explicarmos o que fazemos, principalmente para aqueles que não podem nos conhecer pessoalmente.


     Quando falamos de Lutas Medievais, nossa intenção sempre foi procurar algo seguro, mas que pudesse permitir uma prática próxima da histórica, daquela que o guerreiro iria encontrar em campo.



Pensando nisso, os praticantes do SCAM, sempre têm em mente o combate com armaduras medievais. Mesmo quando ele inicia nas categorias de base, o preparo técnico é para que um dia ele possa utilizar este equipamento.


Porque utilizar armaduras? A vantagem de uma proteção bem ajustada, é permitir que o lutador possa aplicar técnicas de contato físico de uma forma correta, pois os impactos são aparados pela armadura.


    Mas as armaduras funcionam? Não são pesadas? Esta pensamento ainda permanece na mentalidade da maioria das pessoas, em parte porque elas nunca viram uma armadura ao vivo. Respondendo de forma simples, sim elas funcionam e é por isso que é comum ver praticantes do SCAM utilizando elas regularmente (seja em eventos ou no treinamento).


     Por falar nisso, é preciso um treinamento árduo, para que o(a) praticante esteja habilitado ao combate da categoria blindada. Não é apenas força física, mas é essencial o domínio de técnicas marciais quando se trata de uma atividade de contato como esta.


     Na foto, temos alguns lutadores em suas armaduras de combate. Além do treinamento citado acima, cada um deles passou meses ajustando o seu traje, (construído de forma proporcional ao peso de cada lutador), adaptando o seu estilo de combate e conhecendo as normas de segurança. Por conta disso, ao final de uma sessão de luta medieval, todos estarão cansados, mas sem nenhum ferimento. Esta é a nossa meta.

     Também é bom observar nosso uniforme e brasão, pois assim poderá nos reconhecer quando nos vir.


      A intenção deste texto foi mostrar o nível de seriedade que damos ao SCAM, além de mostrar alguns rostos que ficam por baixo dos elmos.

      Obrigado pela leitura.

Academia SCAM
www.academiascam.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário