sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Longbows e arcos medievais.

     Saudações.

     O longbow é um arco feito de uma peça única de madeira. Esta não deve apresentar imperfeições, como rachaduras ou nós e deve apresentar o grau certo de umidade para se obter a flexibilidade e força necessários ao bom voo da flecha. O artesão deve esculpir a madeira desbastando delicadamente, para não danificar a peça, até obter o formato desejado.

     Histórias sobre arqueiros medievais, informavam que conseguiam enviar flechas a mais de 200 metros. Alguns arcos necessitavam de 2, 3 pessoas para serem encordoados.

     Longbow não é apenas um "arco longo", se refere a um estilo de arco, usado principalmente na Inglaterra, País de Gales e Bretanha. Foi a grande arma da Inglaterra, durante a Guerra dos Cem anos. Instituido como esporte nacional pelo rei daquele país, havia torneios e premiações para os melhores arqueiros. Robin Hood é o arqueiro inglês mais conhecido embora seja mais lendário, do que histórico (lendas com o seu nome percorrem a Inglaterra a partir do seculo XIII).


    O SCAM, possui longbows de várias potências e um novo praticante começa com um arco de potência leve, adequado para o iniciante. A medida que vai adquirindo técnica, ele pode utilizar arcos de 40, 55 até 70 libras (nossa área de treinamento não comporta arcos com mais potência, devido ao comprimento do campo).

     Os arcos "longbow" utilizados no SCAM são de fabricação própria. Um processo artesanal que demora alguns meses para produzir um arco funcional. Mesmo assim, deixamos sempre alguns preparados para novos interessados, pois assim eles não necessitam comprar o equipamento.

      Sempre lembrando que a segurança é a marca da seriedade do grupo.

     Se você gosta de arcos medievais e do longbow, venha conhecer o SCAM.

www.academiascam.org



Nenhum comentário:

Postar um comentário