segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

A espada longa: arma usada por guerreiros e cavaleiros


  • Uso e História


 MS XIX.17-3
Técnicas com espada longa
     A espada longa foi usada a partir da segunda metade da Idade Média e começo da Idade Moderna, é importante diferenciar elas das espadas anteriores que eram utilizadas principalmente com uma mão. Ela é ao mesmo tempo uma arma ofensiva e defensiva, é utilizada para cortes, estocadas e desvios, assim como contra-ataques. Os seus golpes podem ser rápidos e seguidos ou fortes e amplos.

     Embora seja usada principalmente com as duas mãos, uma espada longa ainda é capaz de ser empunhada com apenas uma, permitindo que várias técnicas sejam aplicadas simultaneamente, além de socos e manobras corpo a corpo, o usuário pode agarrar o adversário ou sua espada.

     Avanços na tecnologia da armadura nos últimos séculos do período medieval, principalmente as placas de aço, aumentaram a proteção e diminuíram a necessidade do escudo (além de liberar mais de uma mão para empunhar as armas). Devido a isso, foram desenvolvidas técnicas especiais, como a “half-swording” (que geralmente envolve segurar a lamina da espada com uma das mãos). Está técnica permite um melhor equilíbrio da espada e aumento do poder da estocada, uma função importante quando se enfrentava uma armadura pesada, enquanto se buscava áreas vulneráveis nas articulações e lacunas entre as placas.


  • Componentes e Construção

Espada longa do Século XV
     Uma espada longa consiste de uma lâmina reta, um guarda-transversal, um cabo de madeira e um pomo. A guarda em cruz geralmente é reta, mas ela pode ser curvada e suas extremidades podem ser arredondadas ou ornamentadas. Durante o período moderno, elaboradas guardas foram desenvolvidas, incorporando anéis para proteção adicional dos dedos. O pomo é um contrapeso para a lamina e vem em muitas formas e tamanhos. Devido a isso, pode ser
utilizada para golpear, similar a um martelo.


  • Armas utilizadas no treinamento.

     Na academia SCAM, utilizamos simuladores, espadas de madeira (wasters) e de aço para a prática.

     Wasters de madeira existiram na Idade Média, sendo encontradas quando buscamos fontes históricas para o treinamento ou mesmo para o combate não-letal. Permitem uma introdução à esgrima histórica, sendo fabricadas de um tamanho adequado para cada praticante. Também são mais leves que as espadas de aço, permitindo que mesmo um iniciante possa treinar adequadamente.

    As espadas longas de aço pesam entre 1,6 a 2 kg, são utilizados para a prática do combate medieval histórico, pois possuem a mesma flexibilidade, peso e equilíbrio das espadas reais.
Espadas longas e algumas variações


Nenhum comentário:

Postar um comentário