segunda-feira, 6 de abril de 2015

SCAM participa do 1º Sulamericano de Combate Medieval.

   No começo do 2015, o SCAM foi convidado para representar o Brasil no primeiro sul-americano de Combate Medieval, um evento de grande importância e oficial dentro do calendário da HMBIA, a federação que regula o Battle of the Nations. Voltamos com o 4º lugar no torneio individual e um grande aprendizado na bagagem.


Lutadores e equipamento construído em 2015
   Mas não foi fácil. Foram meses de trabalho intenso. Tivemos que fabricar novos kits, adequados às normas do campeonato; além das espadas, maça e escudos que iríamos utilizar. Grande também foi a dificuldade de levar todo o equipamento para Buenos Aires - Argentina, e custear os gastos da viagem dos lutadores e auxiliares.

   No torneio, organizado pelo clube argentino Valherjes, tivemos a oportunidade de lutar ao lado de chilenos e argentinos no torneio de grupos, formando o time "Coalición". Ficamos agradavelmente surpresos por encontrar combatentes tão fortes e cordiais. 


   Ao longo dos três dias de torneio, todo o trabalho acumulado nestes meses foi posto à prova. As armaduras aguentaram muito bem, já as espadas sofreram um pouco mais. Nossos lutadores foram para as semifinais da competição individual. Conseguimos um 4º e 6º lugar, perdendo apenas para o campeão sul-americano e para o capitão da seleção argentina, ambos lutadores muito técnicos. 



Combate Coletivo
   O SCAM ainda participou de um amistoso contra a seleção da Argentina (7º lugar no mundial de 2014 e país revelação da competição), pudemos sentir um pouco o que seria o gosto do que seria participar em um mundial.
   
   O mais incrível de nossa experiência, foi o clima de amizade e camaradagem entre os participantes. Todos pareciam muito felizes em participar de algo tão pioneiro na América Latina. Nos reconheceram como iguais e percebemos que algo muito bom, fruto do esforço de todos, estava acontecendo.
Foi uma grande oportunidade, poder treinar com a seleção nacional de um país
   Voltamos com o coração feliz, pela experiência acumulada, pelos novos amigos e por um ambiente muito positivo, que demonstrou ser possível praticar a arte do combate medieval, mantendo o ambiente de cortesia e de cavalaria não apenas em nosso grupo, mas em outros lugares tão distantes como a Argentina.

   São muitas coisas que aconteceram e já sentimos saudade desses dias. Esta arte marcial/esporte está cada vez mais organizada e, com certeza temos um grande avanço acontecendo. Cremos que este torneio sul-americano foi apenas a primeira de muitas grandes experiências que virão.


Participantes do 1º Sulamericano de Combate Medieval

   Gostou do assunto? Se quiser, acompanhe as nossas páginas no face:

   S.C.A.M: mostra o lado marcial do grupo. Conheça a rotina dos treinos, campeonatos que participamos e as atividades esportivas desenvolvidas.


   Grupo de pesquisa medieval SCAM: aqui colocamos notícias sobre a pesquisa histórica desenvolvida, seja sobre o equipamento, armas e os princípios dos guerreiros medievais. Também poderá saber dos eventos em que costumamos participar.
   
Gostaria de participar do grupo? Basta clicar neste link: Como participar



Um comentário: