sexta-feira, 15 de março de 2013

Publicação em revista internacional: um reconhecimento pelo trabalho do grupo

Desde o começo, o Grupo SCAM tem mostrando à sociedade e o meio em que está inserido, que tem feito um trabalho sério, pois aqui no Brasil e, mesmo em outros lugares do mundo, este tipo de prática muitas vezes não é levada a sério, sendo taxado de brincadeira ou mesmo “maluquice”.

Nossos treinos buscam trabalhar não só as técnicas de esgrima e arquearia medieval, mas também procuramos passar aos praticantes, preceitos que os ajudem na convivência em sociedade: honra, cortesia, trabalho em equipe, entre outros. Tudo o que desenvolvemos e trabalhamos é baseado em pesquisas: desde a postura de luta, técnicas com o arco, exercícios de alongamento a como fazer determinado tipo de peça. Tudo antes de ser colocado em prática foi testado, sempre visando a segurança de quem pratica e a historicidade das peças.

Em 2011, tivemos como reconhecimento de nosso trabalho, por parte dos professores do departamento de história, uma parceria do grupo com este setor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Muitas horas de pesquisa se mostraram frutíferas através do resultado de novas peças e conjuntos de armaduras, somando ao desenvolvimento do setor de arquearia do grupo, bem como no reconhecimento público na XI SEPEX em 2012.

Hoje, temos nosso nome publicado na Revista Roda da Fortuna, uma revista online hispano-brasileira que publica semestralmente textos interdisciplinares relacionados à Antiguidade e Medievo.

Na edição referente ao semestre de 2012.2, cujo título é “A guerra e seus contextos: perspectivas transversais sobre a guerra na Antiguidade e no Medievo”, o artigo “Cavaleiros do século XXI: treinamento marcial nos grupos de recriação histórica no Brasil” traça um panorama geral sobre a prática da recriação histórica medieval na Europa, América e Brasil, historicizando o treinamento militar dos Cavaleiros medievais.

Essa edição foi publicada em janeiro de 2013 e pode ser conferida no site www.revistarodadafortuna.comIsso tudo significa que o esforço de nosso trabalho está sendo reconhecido em países que conhecidos pela avançada pesquisa na área em que atuamos. Continuamos nosso desenvolvimento, certos de que uma nova etapa se inicia, pois nos caminhamos para um reconhecimento mais amplo, carregando também o peso de manter um grupo sério, organizado e que faça jus ao nome que construiu nestes 11 anos de existência.

Aos leitores que nos acompanham, aguardem grandes mudanças, que vêm para evoluir o grupo SCAM, composto por estudantes, profissionais das mais diversas áreas e aqueles que gostam de saber cada vez mais sobre os antigos guerreiros.

Texto de autoria do grupo.

www.academiascam.org

http://www.flickr.com/photos/academia_scam/

Nenhum comentário:

Postar um comentário